A Valinho
A Valinho realiza negócios nos mercados internos e externo, contribuindo diretamente para o fomento e para os avanços das economias de Divinópolis, de Minas Gerais e do País, gerando empregos e de divisas.
História
A Siderúrgica Valinho foi fundada em 1965 pelo Sr. Geraldo Corrêa e se sedimentou no setor metalúrgico pela especialização na produção e venda de Ferro Gusa Nodular, Cinzento e Aciaria, com capacidade instalada de até 120.000 t/ano. A produção é destinada tanto para o mercado interno como para o mercado externo como, por exemplo, Estados Unidos, Taiwan, Japão e alguns países da Europa.
A localização da empresa às margens da Rodovia MG 050, possibilita fácil acesso à malha rodoviária, o que interliga a Usina aos principais centros econômicos e consumidores do país, bem como facilita o recebimento das matérias-primas necessárias no seu processo produtivo. Conta também com uma logística dinâmica junto aos principais terminais ferroviários utilizados para escoamento da produção destinada à exportação.
Atenta às inovações tecnológicas e ao meio ambiente com foco na sustentabilidade, produtividade e qualidade, a Valinho sempre buscou implantar métodos e processos para superar as expectativas de seus clientes e demais partes interessadas através de investimentos em suas florestas renováveis, na cogeração de energia elétrica, na redução das emissões de poluentes, na pareceria com os seus fornecedores e principalmente no desenvolvimento de seus colaboradores.
Certificações Nacionais e Internacionais como a ISO 9001, ISO 14064 e Energia Renovável demonstram o compromisso da Valinho em produzir o “gusa verde”, com uma qualidade superior e com respeito as melhores práticas associadas as bases sustentáveis no contexto no qual a empresa está inserida.
Ambiental | Reflorestamento
Além da multiplicidade de usos, as florestas plantadas de eucalipto representam uma alternativa sustentável à demanda do mundo moderno pelo uso da madeira, preservando os recursos florestais nativos. O eucalipto fornece o carvão vegetal usando nos altos-fornos como redutor (fonte de calor e energia), contribuindo para o alto grau de pureza do ferro-gusa.
Em respeito À legislação florestal vigente, a Valinho mantém em Minas Gerais plantios próprios de florestas de eucalipto e participa, também, de projetos de fomento florestal nos Estados da Bahia, Mato Grosso e Goiás. A meta é atingir a autossuficiência. A empresa trabalha com tecnologia de última geração, utilizando mudas clonadas para obter florestas de alto rendimento.