top of page

Certificações

Captura de tela 2024-04-04 115317.png
Captura de tela 2024-04-04 120505.png

CERTIFICAÇÃO ISO 14064-1:2018, ISO 14064-3:2019, PROGRAMA BRASILEIRO GHG PROTOCOL E WORLDSTEEL ASSOCIATION (WSA).

 

A Siderúrgica Valinho busca constantemente o desenvolvimento tecnológico, com vistas a otimizar o produto e promover o bem-estar social de seus colaboradores e da comunidade na qual está inserida.

O ferro-gusa produzido pela Valinho é obtido através da redução do minério de ferro, utilizando o carvão vegetal como combustível termo - redutor do processo.
 

O carvão vegetal é um insumo renovável que promove a remoção biogênica de CO2 da atmosfera e proporciona um alto grau de pureza ao ferro-gusa (superior ao produzido em outras partes do mundo) e garante a preservação ambiental, uma vez que reduz à emissão de gases causadores do efeito estufa, liberados quando do uso do carvão coke.

A intensidade de carbono do ferro gusa foi calculada pela ferramenta de cálculo do World Steel Association, no qual são apresentados indicadores de toneladas de emissão de CO2 por tonelada de ferro gusa bruto, considerando o total de emissões dos Escopos 1, 2 e 3 (com e sem “créditos”, isto é, “emissões evitadas” referente a venda de escória para a produção de cimento).

A metodologia básica é ilustrada a seguir:

Certificados em Português
Certificate in English
valinho 01.png

Figura 1: Metodologia WSA

Adaptado: WSA, 2023.

valinho logo.png

As emissões são expressas em termos de dioxido de carbono equivalente  (tCO2e) e fatores de emissões são referenciados com base no banco de dados  setorial do segmento siderúrgico pela WSA, fatores de emissões do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) World Resources Institute (WRI).

O inventário de GEE seguiu a Metodologia da Norma ISO14064-1:2022 e aos requisitos do Programa Brasileiro GHG Protocol, no qual foi reportado as emissões de remoções de GEE no período de 2022.

Os resultados foram reportados em forma de balanço entre emissões da usina de cogeração (energia e ferro gusa) e remoções da floresta, atividade de silvicultura (produção de eucalipto).

Figura 2: Balanço das emissões e remoções de GEE. Conforme as diretrizes do IPCC

valinho 02.png

Fonte: IPCC, 2022.

World Steel - WSA

A metodologia de coleta de dados de CO2 da World Steel é uma metodologia simplificada de contabilidade de CO2 que visa fornece uma maneira econômica para que as empresas produtoras de aço monitorem a intensidade de CO2 de seus processos. Ela também foi projetada para garantir que os locais informem suas emissões usando os mesmos limites e parâmetros, permitindo exercícios anônimos de benchmarking entre os locais informantes e o cálculo de um indicador de intensidade de CO2 em nível de setor publicado pela Worldsteel.

ABNT NBR ISO 14064-2022

A ISO 14064-1:2022, Parte 1: especifica os princípios e requisitos, a nível organizacional, para a quantificação e comunicação das emissões e remoções de GEE.

As outras partes desta norma abordam, por um lado, os projetos de GEE especificamente concebidos para reduzir as emissões de GEE ou para projetos especificamente concebidos para reduzir as emissões de GEE ou para aumentar as remoções de GEE (ISO 14064-2) e, por outro lado, à validação e verificação dos GEE declarados (ISO 14064-3).

Quinto Relatório do  IPCC

O AR 5 IPCC : desenvolvido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e reconhecido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas da ONU, fornece os valores dos potenciais de aquecimento global (GWP) dos GEE.

2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories

Guia Metodológico que apresenta as metodologias setoriais para elaboração de inventários de GEE e de vários segmentos econômicos a nível e países.

Greenhouse Gas Protocol Corporate Standard e Programa Brasileiro GHG Protocol

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de GEE. Foi desenvolvido pelo FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV) e World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras.

 

CERTIFICAÇÃO ISO 9001

 

A Siderúrgica Valinho tem o seu sistema de Gestão da Qualidade certificado de forma a demonstrar o comprometimento com o atendimento dos requisitos de seus clientes e o seu compromisso com a melhoria contínua de seus processos e de seu produto: o ferro gusa.

A Siderúrgica Valinho, que tem como atividades a Produção e a Venda de Ferro Gusa, adota como Política da Qualidade:

•         Superar as expectativas dos clientes e das demais partes interessadas, sempre orientada pelo seu Planejamento Estratégico, promovendo a melhoria continua dos seus processos produtivos e do seu Sistema de Gestão da Qualidade;

•         Atender com eficácia os requisitos aplicáveis;

•         Desenvolver os colaboradores de forma efetiva;

•         Estabelecer parcerias técnicas e harmônicas com os seus parceiros comerciais;

•         Minimizar continuamente os riscos operacionais e maximizar de forma objetiva as oportunidades de negócio;

A co-geração de energia elétrica e a incorporação de novas tecnologias como forma de aumentar a produtividade e a competitividade, estarão sempre em foco no aprimoramento contínuo do Sistema de Gestão da Qualidade.

IMGP8008-.jpg
bottom of page