Meio Ambiente
Sustentabilidade Ambiental
A Valinho investe em ações objetivas para harmonizar os indicadores econômicos com a preservação do meio ambiente e garantir o gerenciamento dos resíduos e efluentes sólidos, oferecendo ao mercado um produto correto, no que tange aos aspectos socioambientais.
Além de atender todos os requisitos legais aplicáveis, a Siderúrgica Valinho conta com equipamentos, tecnologias e processos que garantem uma gestão ambiental eficaz.
Também implantou e administra o Programa de Coleta Seletiva, promovendo o recolhimento de plásticos, papéis, vidros, dentro outros, que posteriormente são doados a uma associação local que recicla e comercializa o material.
Reflorestamento
Além da multiplicidade de usos, as florestas plantadas de eucalipto representam uma alternativa sustentável à demanda do mundo moderno pelo uso da madeira, preservando os recursos florestais nativos. O eucalipto fornece o carvão vegetal usado nos altos-fornos como redutor (fonte de calor e energia), contribuindo para o alto grau de pureza do ferro-gusa.
Em respeito à legislação florestal vigente, a Valinho mantém em Minas Gerais plantios próprios de florestas de eucalipto e participa, também, de projetos de fomento florestal nos Estados da Bahia, Mato Grosso e Goiás. A meta é atingir a autossuficiência. A empresa trabalha com tecnologia de última geração, utilizando mudas clonadas para obter florestas de alto rendimento.
Equipamentos de Controle Ambiental
A Valinho conta em seu parque industrial com um amplo conjunto de máquinas e sistemas para combater a poluição e dispõe de equipamentos de controle ambiental em diversas áreas, principalmente nos locais de manuseio de matérias-primas e nos altos-fornos, em plena conformidade com a legislação ambiental.
Tecnologias modernas são aliadas da Valinho na mitigação e até na eliminação dos impactos ambientais, dentre as quais pode-se citar:
⦁ Sistemas de Proteção Atmosférica por Filtros de Mangas.
O dois altos-fornos da usina possuem cinco filtros antipoluentes. Com eles, a Valinho elimina o lançamento de particulados na atmosfera, possibilitando a liberação dos gases gerados no processo produtivo dentro dos parâmetros requeridos pela legislação vigente.
-
Sistema de Lavagem de Gases com Espessador e Filtro-Prensa.
Com eles, a Valinho elimina o lançamento de particulados na atmosfera, possibilitando a liberação dos gases gerados no processo produtivo dentro dos parâmetros requeridos pela legislação vigente.
Destinação de Resíduos
Com base em uma visão sustentável, a Valinho transforma todos os subprodutos gerados em seu processo produtivo (escória, pó de balão e finos de carvão) em matérias-primas e insumos para outras atividades produtivas, dando a tais resíduos, uma correta destinação.
⦁ Escória de Alto-Forno
Trata-se de uma impureza proveniente da redução do do minério de ferro, segregada durante o processo produtivo. O subproduto possui várias aplicações, sendo útil principalmente para a indústria de construção civil, não só como matéria-prima básica necessária à fabricação de cimento, mas também como adição na produção de concretos e argamassa. Por meio de parceria, a Valinho repassa 100% desse material às empresas do setor cimenteiro. O material é entregue no mesmo ritmo em que é gerado, sem que sejam mantidos estoques no parque industrial, o que evita um impacto ambiental adverso.